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Como divulgar sua loja virtual na Internet?

Saiba como divulgar sua loja virtual na Internet através de canais tradicionais, canais digitais, redes sociais e marketing de conteúdo.

Assim como qualquer negócio, sua loja virtual também precisa investir em comunicação e construção de relacionamentos duradouros com o mercado.

A rede de relacionamentos de primeiro nível, isto é, seus clientes devem confiar na sua empresa. É preciso portanto “encantar” os clientes e fidelizá-los para que lembrem da sua marca e voltem a comprar na sua loja virtual.

Confira, abaixo, como divulgar sua loja virtual na Internet através de canais tradicionais, canais digitais, redes sociais e marketing de conteúdo e saiba como a interação constante com os clientes, o acompanhamento regular dos níveis de satisfação e das necessidades do mercado e os investimentos na imagem e conceito da marca podem influenciar no crescimento – e na ampliação! – da sua loja virtual.

Canais Tradicionais

Apesar da sua loja ser virtual, os canais tradicionais não podem ser esquecidos na hora de divulgar a sua marca. É possível, portanto, investir em anúncios, encartes, classificados e publicidade em edições regionais de jornais e revistas. Além disso, os materiais publicitários impressos – folders, flyers, cartões de visita – e, também, os materiais promocionais – calendários, agendas, adesivos, chaveiros – são boas alternativas para diversificar os investimentos em divulgação e atingir públicos-alvo diferenciados.

Rádio e TV também são meios interessantes para divulgar sua loja virtual, seja através de comerciais ou patrocínios de programas. Outra opção é expor a sua marca na área urbana, em outdoors, faixas, totens e painéis digitais em pontos de ônibus ou aeroportos. Feiras e eventos, por sua vez, permitem contato direto com diferentes públicos, sem intermediários – uma oportunidade única para mostrar a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.

Canais Digitais

Os canais digitais permitem que sua empresa seja achada mais facilmente pelas pessoas através de pesquisas no Google (tráfego orgânico), digitação da URL no navegador (tráfego direto), indicação em outros sites (tráfego de referência), envios de e-mails marketing com segmentação do público-alvo, investimentos em anúncios no Google Adwords (mídia paga) e redes e sociais – Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, Google+, WhatsApp, Tumblr, entre outras.

Redes Sociais

As redes sociais são veículos essenciais à divulgação de sua loja virtual na Internet. É importante que sua empresa defina as mídias em que deseja veicular a sua marca e faça um planejamento a fim de mantê-las sempre atualizadas. As redes sociais não possuem fronteiras e permitem gerar mais proximidade, engajamento, interesse e indicações para a sua marca. Um único post, por exemplo, é capaz de atingir centenas e até mesmo milhares de pessoas.

Com um bom planejamento de conteúdos em mãos e regularidade nas postagens é possível construir uma relação mais aproximada com o mercado. Vale lembrar que as redes sociais não devem ser utilizadas para vender produtos e/ou serviços, mas para construir relacionamentos. Além disso, cada rede social possui sua “linguagem” e formatos de comunicação próprios. Sendo assim, é preciso saber adaptar os conteúdos e a abordagem em cada uma delas.

Content Marketing

O Marketing de Conteúdo – Content Marketing – pressupõe a elaboração e o compartilhamento de conteúdos relevantes para um público-alvo específico. Os conteúdos não vendem produtos e/ou serviços de forma direta, mas atraem a atenção dos potenciais clientes, ajudando-os a resolver algum problema tornando-se referência em determinado assunto e construindo um elo de confiança entre ambas as partes.

Visando torná-lo mais atrativo – e também eficaz! – os conteúdos podem assumir diferentes formatos: blog posts, guest posts, infográficos, webinars, ebooks, white papers, guias, casos de sucesso, vídeos e imagens. A ideia é que o cliente potencial lembre naturalmente da sua marca, reconheça sua autoridade no assunto e, por consequência, sinta-se seguro em investir em seus produtos e/ou serviços.

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